Nossas articulações são preenchidas por um liquido chamado liquido sinovial. Esse liquido tem a função de permitir uma lubrificação das articulações bem como realizar a nutrição das articulações. Quando se realiza uma manobra de thrust, a cápsula articular que está sendo manipulada sofre uma pressão negativa, causando um efeito bioquímico sobre esse liquido, causando um estalido.
Muitas pessoas associam a manipulação com estalido como “colocar a coluna no lugar”. O paciente deve compreender que o objetivo da manobra é uma melhora da mobilidade da região que está sendo manipulada, permitindo assim que os impulsos nervosos que saem dessa região causem os efeitos desejados pelo osteopata, restaurando assim a mobilidade local, relaxamento dos tecidos que se prendem àquela articulação e melhora da vascularização local, permitindo assim um alivio dos seus sintomas.
Nem sempre é necessário ouvir um estalido para ter uma correção da articulação. O Osteopata possui diversas formas para corrigir aquela articulação.
Então, não é necessário ouvir o estalido para saber a articulação está corrigida, pois depende do estimulo que o osteopata quer dar para a região a ser tratada.
“Um Osteopata é apenas um engenheiro humano, que deve compreender todas as leis
que regem seu motor e, assim, dominar a doença”
Andrew Taylor Still, D.O