O Osteopata possui uma forma de raciocínio que permite o tratamento especificamente dos problemas do paciente. Conseguimos analisar as estruturas do corpo e os sistemas que cercam, como as vísceras, nervos e artérias, permitindo assim um tratamento global e preciso. E, para cada tipo de tecido, existem técnicas manuais especificas para o tratamento.
Quando uma pessoa procura um atendimento Osteopático, são realizados um questionário mediante a uma avaliação e uma avaliação física criteriosa. Após isso, são elegidas técnicas para o tratamento das estruturas que foram avaliadas como causadoras das disfunções como manipulações de articulações, da coluna vertebral, dos músculos e das fáscias que o recobrem, bem como tratamento de passagens de nervos, artérias e vísceras.
Por exemplo, podemos avaliar se uma gastrite está causando problemas especificamente no estômago ou na coluna e no pescoço. Um outro exemplo, seria um intestino constipado causando dores na coluna.
O tratamento Osteopático não deve ser realizado diariamente, para que o corpo adapte-se aos estímulos a que fora submetido, permitindo sessões semanais até uma alta definitiva conforme a sua evolução e melhora dos sintomas.
Assim, a Osteopatia possui uma gama de atendimento bem ampla. Podemos incluir nessa lista de tratamento:
- Problemas na coluna vertebral
- Hérnias de disco e ciáticas
- Tendinites e peritendinites
- Dores e tensões musculares
- Dores nos membros inferiores e superiores
- Problemas na ATM
- Dores de cabeça e enxaquecas
- Mulheres gestantes
- Sinusites e rinites
- Refluxo e hérnias de hiato
- Constipação intestinal
- Síndrome do intestino Irritável
- Cólicas menstruais